Artigo Importante

Ser um consultor de ERPVocê sabia que o mercado para consultores de negócios dedicados à implantação de sistemas de gestão (conhecidos como ERP - Enterprise Resource Planning) está aquecido?  E que, de acordo com IDC (International Data Corporation), atualmente o Brasil já sente a falta de aproximadamente 40 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação e que nos próximos anos este número chegará a 117 mil profissionais?

Geralmente profissionais de outras áreas de atuação, tais como: contadores, matemáticos, engenheiros, administradores, economistas entre outros, tem muitas dúvidas se a carreira de consultor em ERP é apenas para profissionais com formação técnica, como analistas de sistemas e programadores. Acredite: não é não !

Profissionais de outras áreas podem se dar muito bem na área de TI. Existem  por exemplo, casos de economistas que são também programadores e recebem uma remuneração para isto que,  em muitos casos, ultrapassa a de seus colegas da faculdade. Outro exemplo é um biólogo especialista na arquitetura de soluções para implantação de software de gestão.  Os casos são muitos:  engenheiros, administradores, contadores e até psicólogas que já trabalham na área.
Mas o que devo fazer para ingressar nesta área tão promissora e fervendo de oportunidades ?
Primeiro: Muita força de vontade, claro, pois o caminho é possível, se houver dedicação. Dedicação pois a atividade de implantar sistemas ocorre de forma binária; ou implanta-se ou não, o meio termo de fato não existe. A implantação de sistemas exige comprometimento das pessoas envolvidas, onde  os consultores entram no projeto com uma missão, e,  “ missão dada, é missão cumprida”.
Segundo: Estar disposto a estudar; sim... estudar. Implantar sistemas exige que os profissionais sejam pessoas que gostem de estudar, tenham curiosidade, estejam abertas a novos aprendizados e experiências, pois a vivência em empresas diferentes, com processos e culturas corporativas diferentes, farão o consultor sair da sua zona de conforto e buscar entender e aprender novas coisas para fluir o projeto de implantação.
Terceiro: Entender e muito de "Processos". Antes de implantar um sistema de gestão é necessário entender o processo que será automatizado, e neste caso, é fundamental conhecer a regra de negócio envolvida.
É frequente o fato de que  muitos profissionais aprendem a implantar sistemas da forma mais difícil e demorada, que é aprendendo direto no sistema de gestão e não pelo processo. Quando você entende o que o ERP quer e pode fazer, fica muito mais fácil. E o que ele quer fazer é, nada mais nada menos que, informatizar processos. 
Se antes de sentar-se á frente do software a ser aprendido, seja da empresa A, B ou C , você se empenhasse em conhecer bem os processos, você aceleraria o aprendizado do sistema em alguns meses, e mais ainda, você aprenderia outros sistemas mais rapidamente, pois já dominaria o processo a ser implantado.

Agora... para você realmente ter sucesso nesta empreitada o mais importante não é necessariamente entender muito bem todos os processos da empresa, pois um bom consultor de ERP já os conhece minimamente. O caminho certeiro está em   "ser o especialista ", ou seja, especializar-se numa determinada área, seja Materiais, Logística, Manufatura, Contabilidade, Fiscal, RH ou Finanças, pois a atribuição de implantar softwares de gestão consiste não só em conhecer muito bem o processo, mas também em conhecer muito bem o sistema. Fica a reflexão sobre a paródia das habilidades do pato. O pato anda, nada e voa, entretanto, não é bom em nenhuma destas atividades. As oportunidades para consultores especialistas são maiores e as empresas já buscam desta forma.
Vivemos a maior parte do tempo no trabalho e sermos felizes nesta área da vida é fundamental para equilibrar todas as outras. E para quem já se decidiu entrar na área, eu digo: Vá fundo que vale a pena! E para quem está pensando eu digo: Está esperando o que?

* Marcelo Sinhorini é diretor e co-fundador do Portal ERP

Fonte:
http://portalerp.com/artigos/entry/artigos/ser-um-consultor-de-erp-como-comecar

08/07/2015

Um comentário:

  1. Excelente publicação. É claro que o mercado agora esta mais morno, mas de fato uma empresa que não tem um ERP neste momento difícil terá maiores dificuldades. Mas de fato é um bom momento para profissionais de outras áreas que estão em situação pior, poder migrar para esta área que ainda tem muito para crescer.

    ResponderExcluir

Caso você comente como anônimo (o que não seria o ideal), favor deixar seu nome e e-mail.

Abraço,

Murilo.