Um pouco da História



Antes de se tornar TOTVS:

MICROSIGA
Microsiga
Slogan
'Fazendo a vida mais simples'
Fundação
São Paulo
Sede
São Paulo, BR
Empregados
>1.800
Produtos
Software
Website
www.microsiga.com.br

A Microsiga é uma empresa brasileira desenvolvedora de tecnologia e software. É considerada a maior empresa de softwares destinados à gestão empresarial da América Latina.

Os softwares desenvolvidos pela Microsiga destinam-se a automatizar e gerenciar processos, tais como finanças, recursos humanos, logística, manufatura, CRM, dentre outros. Tem como seu principal produto o software denominado ERP Protheus.

A empresa tem como foco médias e pequenas empresas. Ela transfere a sua tecnologia ao cliente, ou seja, a Microsiga possui uma tecnologia própria de desenvolvimento que envolve a sua linguagem e seu compilador. Um cliente Microsiga pode disponibilizar a seu funcionário uma certificação em ADVPL, podendo assim realizar implementações em seu sistema, pois ele não fica dependente da Microsiga. Tal diferencial de "independência" em personalizações do sistema foi o que alavancou a Microsiga a ser uma das maiores do Brasil em seu segmento.O software Protheus desenvolvido pela Microsiga possui independência de banco de dados, podendo assim conectar-se a outros softwares como Oracle, PostgreSQL, DB2 etc, e também possui independência de sistema operacional rodando tanto em Windows como em Linux (embora apenas versões antigas) além de outros sistemas operacionais homologados. Trata-se de uma aplicação onde seu processamento não fica restrito somente à estação, e sim ao servidor Protheus, servidor de banco de dados e estação.

EM JULHO DE 2008 FOI ANUNCIADA A INCORPORAÇÃO DA DATASUL PELA TOTVS, CONTROLADORA DA MICROSIGA, NUMA OPERAÇÃO COM VALOR APROXIMADO DE 700 MILHÕES DE REAIS, QUE FORMARÁ A MAIOR EMPRESA DE SOFTWARES DE GESTÃO EMPRESARIAL DO BRASIL E UMA DAS MAIORES DO MUNDO.
 
 
TOTVS

TOTVS
Slogan
Igual, sendo sempre diferente.
Fundação
1983
Sede
São Paulo
Fundador(es)
Laércio Consentino / Ernesto Haberkorn
Produtos
software
Website

 A TOTVS (pronuncia-se tótus) é uma empresa multinacional de software sediada no Brasil. Controladora das marcas: Microsiga, Datasul, RM Sistemas, Logocenter e Midbyte(Vitrine). É considerada a maior empresa do setor com sede em países emergentes.
O nome TOTVS é original do latim e significa TUDO/TODOS, foi escolhido pela unificação das diversas marcas que formam a empresa e para destacar que a companhia oferece soluções para todos os portes de empresas.
Possui atualmente mais de 220 canais de distribuição e está presente em 23 países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guatemala, México, Costa Rica, Porto Rico, Estados Unidos da América, Portugal, Angola e Moçambique, além do Brasil.
A TOTVS tem uma trajetória de mais de 26 anos e foi a primeira do setor na América Latina a abrir capital, hoje, possui mais 24,2 mil clientes ativos e conta com 9 mil funcionários que são denominados pela empresa como participantes.

História
Sua primeira fundação ocorreu em 1969 com o nome de Siga - Sistemas Integrados de Gerência Automática - Ltda,por Ernesto Haberkorn, prestava serviços gerais na área de informática e desenvolveu um sistema de gerenciamento empresarial que permitia a automação dos processos.
Em 1983 com o surgimento dos microcomputadores foi fundada a Microsiga Software S.A. com a união dos sócios Ernesto Haberkorn e Laércio Cosentino, atual CEO e Presidente do Conselho e Administração da TOTVS.
Em março de 2006 realizou seu IPO e reforçou seu crescimento por meio de aquisição e fusão com empresas, como Datasul, RM Sistemas, Logocenter, Midbyte, etc. Atualmente, é a maior empresa do ramo no mercado nacional e a oitava do mundo.

Cronologia
1969 - Ernesto Haberkorn funda a SIGA - Sistemas Integrados de Gerência Automática - Ltda.
1983 - Ernesto Haberkorn e Laércio Cosentino criam a Microsiga Software S.A.
1989 - A Microsiga Software S.A iniciou seu sistema de franquias.
1996 - Foi a primeira empresa brasileira de software a obter a certificação ISO 9001.
1997 - Abriu sua primeira Unidade no Exterior, a Microsiga Argentina.
1998 - Iniciou o desenvolvimento de verticais.
1999 - Fez o lançamento da linguagem ADVPL (Advanced Protheus Language) e expandiu sua participação internacional com a entrada do sócio estrangeiro Advent International Corporation.
2001 - Obteve certificação de todas as franquias nas normas ISO 9002.
2003 - Adquiriu ativos da empresa mexicana Sipros e abriu a Unidade internacional chamada de Microsiga México.
2004 - Fez a aplicação do modelo corporativo de cobrança.
2005 - Adquiriu a empresa Logocenter, recomprou a participação da Advent, admitiu a BNDESPAR como sócia, obteve certificação nível 2 do CMMI (Capability Maturity Model Integration) e constitui a TOTVS-BMI (consultoria).
2006 - Fez a abertura de capital na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), no Novo Mercado com nível mais alto de Governança Corporativa. Adquiriu a RM Sistemas S.A.
2007 - Adquiriu o capital da TOTVS-BMI e das empresas Midbyte e BCS. Joint Venture com a Quality na TQTVD (produção de middleware para TV Digital) e criou a EuroTOTVS em Portugal.
2008 - Unificou os canais e criou o sistema de franquias TOTVS. Fez fusão com a Datasul S.A., lançou a plataforma de negócios via web TOTVS UP que faz demonstrações, vendas e implementações remotas.


Atuação
A TOTVS oferece produtos que são denominados como soluções, divididos entre quatro categorias - software, consultoria, serviços de valor agregado e tecnologia. Com propostas que unem diversos produtos da TOTVS e atendem a 12 segmentos de mercado juntamente com suas vertentes de subsegmentos:
- Agroindústria - Grãos e Sucroenergético
- Construção e Projetos - Construtoras; Engenharia e Design; Incorporadoras; Projetos e Serviços especiais.
- Distribuição e Logística - Atacadista e Distribuidores; Embarcadores; Operadores Logísticos; Recintos Aduaneiros e Tranportadoras.
- Educacional - Educação Básica e Ensino Superior.
- Financial Services - Bancos e Financeiras; Custódia; Controladoria e Fundos de Investimento; e Entidades de Previdência.
- Jurídico - Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos.
- Manufatura - Bens de capital; Bens de consumo; Bens duráveis; Extrativista e Beneficiamento; Metal; Mecânica e Plástico; Papel e Celulose; e Química e Reciclagem.
- Saúde - Centros Clínicos; Consultórios Médicos, Cooperativas médicas; Hospitais; Laboratórios; e Operadoras de Planos de Saúde.
- Série 1 - Micro e pequenas empresas de manufatura; Serviços; Varejo; Saúde e Transportes.
- Série 3 - Micro e pequenas empresas de manufatura; Serviços e varejo que estejam em um segundo estágio de maturidade de gestão.
- Serviços - Mídia; Provedores de serviços; Utilities; Viagens e transporte de passageiros.
- Varejo - Concessionária de veículos; Drogarias; Magazine e lojas de departamento; Material de construção; e Supermercados.




Fonte de Pesquisa:
Obs.: Todos os dados acima foram extraídos do site: http://pt.wikipedia.org em 04 de fevereiro de 2010.

Links1 : http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsiga
Links2 : http://pt.wikipedia.org/wiki/Totvs