2. Estrutura de um Programa

Um programa de computador nada mais é do que um grupo de comandos logicamente dispostos com o objetivo de executar determinada tarefa. Esses comandos são gravados em um arquivo texto que é transformado em uma linguagem executável por um computador através de um processo chamado compilação. A compilação substitui os comandos de alto nível (que os humanos compreendem) por instruções de baixo nível (compreendida pelo sistema operacional em execução no computador). No caso do ADVPL, não é o sistema operacional de um computador que irá executar o código compilado, mas sim o Protheus Server.

Dentro de um programa, os comandos e funções utilizados devem seguir regras de sintaxe da linguagem utilizada, pois caso contrário o programa será interrompido por erros. Os erros podem ser de compilação ou de execução.

Erros de compilação são aqueles encontrados na sintaxe que não permitem que o arquivo de código do programa seja compilado. Podem ser comandos especificados de forma errônea, utilização inválida de operadores, etc.

Erros de execução são aqueles que acontecem depois da compilação, quando o programa está sendo executado. Podem ocorrer por inúmeras razões, mas geralmente se referem as funções não existentes, ou variáveis não criadas ou inicializadas, etc.


Linhas de Programa

As linhas existentes dentro de um arquivo texto de código de programa podem ser linhas de comando, linhas de comentário ou linhas mistas.

Linhas de Comando

Linhas de comando possuem os comandos ou instruções que serão executadas. Por exemplo:

Local nCnt
Local nSoma := 0
For nCnt := 1 To 10
nSoma += nCnt
Next nCnt

Linhas de Comentário

Linhas de comentário possuem um texto qualquer, mas não são executadas. Servem apenas para documentação e para tornar mais fácil o entendimento do programa. Existem três formas de se comentar linhas de texto. A primeira delas é utilizar o sinal de * (asterisco) no começo da linha:

* Programa para cálculo do total
* Autor: Microsiga Software S.A.
* Data: 2 de outubro de 2001



Todas as linhas iniciadas com um sinal de asterisco são consideradas como comentário. Pode-se utilizar a palavra NOTE ou dois símbolos da letra "e" comercial (&&) para realizar a função do sinal de asterisco. Porém todas estas formas de comentário de linhas são obsoletas e existem apenas para compatibilização com o padrão xBase. A melhor maneira de comentar linhas em ADVPL é utilizar duas barras transversais:

// Programa para cálculo do total
// Autor: Microsiga Software S.A.
// Data: 2 de outubro de 2001

Outra forma de documentar textos é utilizar as barras transversais juntamente com o asterisco, podendo-se comentar todo um bloco de texto sem precisar comentar linha a linha:

/*
Programa para cálculo do total
Autor: Microsiga Software S.A.
Data: 2 de outubro de 2001
*/

Todo o texto encontrado entre a abertura (indicada pelos caracteres /*) e o fechamento (indicada pelos caracteres */) é considerado como comentário.

Linhas Mistas

O ADVPL também permite que existam linhas de comando com comentário. Isto é possível adicionando-se as duas barras transversais (//) ao final da linha de comando e adicionando-se o texto do comentário:

Local nCnt
Local nSoma := 0  // Inicializa a variável com zero para a soma
For nCnt := 1 To 10
nSoma += nCnt
Next nCnt

Tamanho da Linha

Assim como a linha física, delimitada pela quantidade de caracteres que pode ser digitado no editor de textos utilizado, existe uma linha considerada linha lógica. A linha lógica, é aquela considerada para a compilação como uma única linha de comando.

A princípio, cada linha digitada no arquivo texto é diferenciada após o pressionamento da tecla . Ou seja, a linha lógica, é a linha física no arquivo. Porém algumas vezes, por limitação física do editor de texto ou por estética, pode-se "quebrar" a linha lógica em mais de uma linha física no arquivo texto. Isto é efetuado utilizando-se o sinal de ponto-e-vírgula (;).

If !Empty(cNome) .And. !Empty(cEnd) .And. ;
!Empty(cTel)  .And. !Empty(cFax) .And. ;
!Empty(cEmail)

GravaDados(cNome,cEnd,cTel,cFax,cEmail)

Endif

Neste exemplo existe uma linha de comando para a checagem das variáveis utilizadas. Como a linha torna-se muito grande, pode-se dividi-la em mais de uma linha física utilizando o sinal de ponto-e-vírgula. Se um sinal de ponto-e-vírgula for esquecido nas duas primeiras linhas, durante a execução do programa ocorrerá um erro, pois a segunda linha física será considerada como uma segunda linha de comando na compilação. E durante a execução esta linha não terá sentido.

3 comentários:

  1. bom dia Murilo !

    Voce conhece WEB SERVICE ?
    Preciso implantar num cliente e nao conheço ninguem que poderia me ajudar, talvez possa ajudar-me nesse quesito de alguma forma: O Representante ira acessar o sistema externamente para lancar pedido de venda n o protheus e as apostilas que achei nenhuma servem.

    Abracos e fico no aguardo de seu contato

    Oscar Jr.

    ResponderExcluir
  2. bom dia temos empresa que pode desenvolver a aplicação para integrar seu sistema com o site de vendas no protheus
    interesse, ligue 11999895081

    ResponderExcluir
  3. Olá parabéns pelo blog. Encontrei também, um blog sobre dicas de Protheus e ADVPL muito bom:

    http://microsigadvpl.blogspot.com.br/

    Abraços.

    ResponderExcluir

Caso você comente como anônimo (o que não seria o ideal), favor deixar seu nome e e-mail.

Abraço,

Murilo.