IOS - Instituto da Oportunidade Social

Responsabilidade Social e Ambiental




Introdução

Nas últimas décadas, a gestão da Responsabilidade Social Corporativa vem sendo adotada por empresas que buscam sustentabilidade de seus negócios pelo relacionamento ético e transparente da empresa com os públicos os quais elas se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. 

A TOTVS entende que Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é parte integrante do desenvolvimento de seu negócio e, desta maneira, contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade a qual está inserida.

Reconhecimento

Por seus projetos e iniciativas socioambientais, a TOTVS foi incluída no ranking “100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa”, promovido pela Gestão e RH Editora, no ano de 2008. As práticas foram classificadas de acordo com quatro pilares: Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Ética e Relacionamento com Stakeholders e Envolvimento dos Colaboradores.

Instituto da Oportunidade Social

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) é uma organização sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - mantida pela TOTVS e pela colaboração de seus parceiros.

O Instituto foi criado em 1998 com o apoio da TOTVS para educar jovens de baixa renda, oferecendo programas de treinamento que colaboram para a formação educacional e auxiliam na inserção desses jovens no mercado de trabalho.

As parcerias do IOS têm sido replicadas em outras cidades do Brasil como Campinas, Rio de Janeiro, Cuiabá, Manaus, Fortaleza e Pouso Alegre. Nestes 10 anos de trabalho o IOS formou mais de 17 mil jovens, atualmente mantém a parceria com 20 organizações sociais.

Atualmente o IOS atua em duas frentes:

Social. Atividades sociais e de cidadania, tais como o ensino de informática e noções gerais de educação social a jovens de baixa renda. Aborda aspectos de sua inserção no mercado de trabalho; geração de oportunidades, desenvolvimento e conscientização social, além de responsabilidade social, o que contribui com a diminuição das disparidades sociais.
Ambiental. Desenvolve atividades ambientais e promove o incentivo à reciclagem de materiais. Mensalmente, a TOTVS recolhe e vende cerca de uma tonelada de material reciclável. O valor adquirido é totalmente revertido ao IOS.

Para mais informações sobre o Instituto, acessar o site http://www.ios.org.br


Preservação Ambiental

As atividades desenvolvidas pela TOTVS não geram impactos ambientais significativos pois os produtos por ela desenvolvidos decorrem de trabalho intelectual. Dessa maneira, não são gerados resíduos perigosos, nocivos a saúde nem efluentes.

No entanto, a TOTVS desenvolve práticas ambientais e incentiva seus funcionários a também fazê-lo, pois acredita que reduzir as agressões ao meio ambiente e promover a melhoria das condições ambientais contribui para:
  • Um melhor ambiente de negócios e para o futuro dos países em que atua
  • A melhoria da qualidade de vida da sociedade onde a empresa está inserida
  • Maior motivação dos funcionários
  • Melhoria da imagem corporativa e reconhecimento por parte da sociedade, clientes e fornecedore
  • Aumento das parcerias e relacionamento com outras instituições e com o governo

As iniciativas que a TOTVS atualmente possui para a preservação do meio ambiente são:

  • Redução do consumo de energia. A TOTVS faz aproveitamento da luz natural ao longo do dia e desenvolveu em 2008 uma funcionalidade que desliga o monitor das estações de trabalho inativas por mais de 15 minutos.
  • Melhor aproveitamento da água. Os sanitários da Companhia estão equipados com torneiras com temporizadores.
  • Coleta seletiva de lixo. A empresa dispõe de um programa de coleta seletiva de lixo em sua sede, com utilização de cestos de lixo diferenciados por tipo de material descartado e coletores de copos plásticos que organizam reduzem o volume de lixo produzido. O programa de coleta seletiva será ampliado ao longo de 2009 e 2010. O descarte das lâmpadas fluorescentes é feito com uma empresa especializada que evita que vapores nocivos entrem em contato com o meio ambiente.
  • Redução no consumo de papel. As impressoras estão configuradas para imprimir automaticamente em frente e verso e há um programa de reciclagem de papel, papelão e plástico. Aproximadamente uma tonelada (1t) de material reciclável é recolhida todo mês e encaminhada a centros de reciclagem. A receita arrecadada com esse programa de reciclagem é totalmente revertida para o Instituto de Oportunidade Social.
  • Desenvolvimento de áreas verdes. A TOTVS conserva o canteiro central da Av. Braz Leme, em São Paulo (área de aproximadamente 5.000 m²). Esta ação traz benefícios diretos para a comunidade local, promovendo um ambiente agradável para a circulação e prática de atividades físicas, e ainda para o meio ambiente, já que conserva diversas espécies da flora brasileira. A Companhia também realizou o replantio de 400 mudas de árvores e conserva a área destinada ao estacionamento dos funcionários.
  • Reutilização de equipamentos de Hardware. Todos os equipamentos de hardware que não serão mais utilizados pela TOTVS são destinados ao IOS. Os equipamentos separados para descarte são repassados para empresa especializada a fim de causar menor impacto ao meio ambiente.


    Iniciativas e projetos sociais
    Desenvolver a sociedade em que atua também é preocupação da TOTVS. Como a mão-de-obra qualificada para o mercado de TI é escassa, empresas oferecem mensalmente centenas de vagas que não são preenchidas.
     
Pelo IOS, são realizados cursos de Educação e Profissionalização para adolescentes de baixa renda, estudantes de escolas públicas, com idade de 15 a 21 anos. Os cursos têm duração de um ano e incluem, além do ensino de informática, discussões sobre temas como processos administrativos, comunicação e mercado e cálculo matemático.

Ao longo de 10 anos de trabalho, o IOS formou mais de 17 mil jovens, dos quais muitos foram aproveitados pela própria TOTVS e por parceiros. A partir de 2009, o IOS criou mais uma frente: Capacitação de pessoas com deficiência, de baixa renda, com cursos de 1 a 2 anos de duração. O objetivo principal é a empregabilidade destas pessoas.
Ao final do curso, os aprovados serão absorvidos pela TOTVS, parceiros e também por clientes. Serão capacitadas aproximadamente 60 pessoas ao ano.

Fonte: http://www.totvs.com/sobre-a-totvs/responsabilidade-social
___________________________________________________

Outros links para o Instituto da Oportunidade Social:
O Instituto Virtus está de Casa Nova!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá, usei esse site http://www.4shared.com/account/dir/evic7xI-/ADVPL_PROTHEUS.html para baixar o Protheus 11, e tbm baixei a instrução de instalação em formato PDF, sendo que não abre, disse que o arquivo é corrompido!
    Estou com o arquivo do Protheus aqui e não sei como baixa, tem milhares pastas, uma dentro da outra!
    Alguém pode me ajudar?
    Meu e-mail é simone_rh@live.com

    ResponderExcluir

Caso você comente como anônimo (o que não seria o ideal), favor deixar seu nome e e-mail.

Abraço,

Murilo.