O INÍCIO - O que é ERP?

Antes de começar a falar do Protheus, é muito importante que você entenda sobre sistema ERP, ainda que não seja de maneira aprofundada. O ERP, que traduzindo podemos chamá-lo de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, integra todos os dados e processos da empresa em um único sistema. Essa integração pode ser vista sob a perspectiva funcional, como exemplo os sistemas das seguintes áreas: Financeiro, Contabilidade, Recursos Humanos, Vendas, Compras, Produção e etc.E a integração no Protheus funciona exatamente desta forma (afinal é um sistema ERP). Em outro simples exemplo: Quando você abre o módulo de Compras vai dá entrada em uma nota fiscal no sistema, esse processo já interagem com as outras áreas (departamentos), alimentando automaticamente outros módulos, como Estoque/Custos (atualiza saldo, pois houve entrada), Contabilidade/Fiscal e Financeiro (Contas à Pagar) e etc.Assim que possível estarei disponibilizando materiais específicos sobre este assunto, inicialmente é isso e também deixo indicação de 2 livros: 1º) Gestão Empresarial com ERP, de Ernesto Haberkorn (Este livro também acompanha CDs com áudios aula e outros materais muito bons!)
  2º) Implantação de Sistema ERP, de Lucio Colangelo Filho (ISBN: 85-224-2993-6)
  3º) Sistema ERP no Brasil 
  Abaixo você confere uma apresentação falando um pouco mais  sobre ERP, abrangendo outros sistemas, porém ainda não é o suficiente, vale a pena você fazer umas pesquisas na Internet (o Google mesmo) e ficar um pouco mais por dentro deste assunto.  Apresentação_do_ERP 
View more presentations from Murilojose10.

16 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Acesse também, um blog de programação, interessante :

    http://microsigadvpl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esta é a primeira vez que conheço este tipo de linguagem e fico muito feliz em aprender mais, estou bem intereçado em me realizar na área de analize de sistemas, mas ainda não me defini numa linguagem especifica.
    Conheço o sistema Microsiga(TOTVS) já a uns 5 anos, pois trabalho operando o mesmo na empresa em que trabalho e sempre tive curiosidade de saber sobre a linguagem desse BD. A alguns dias conheci um analista da (ORACLE) na minha empresa que esta fazendo implantação de novos ambientes e tabelas no Banco de Dados e o mesmo me deu maior insentivo para estudar este tipo de linguagem bem promissora no mercado de TI.
    Estou bem empolgado para conhecer mais dessa linguagem e gostei bastante do conteúdo dessa página e gostaria muito de saber mais informações sobre essa área, pois tenho pouco conhecimento e nenhuma experiência.
    Gostaria de saber informações sobre cursos, entre outros.

    Agradeço!
    Abraços!

    Bruno Chaves Lobo
    Email: bruno.andressa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria estudar um pouquinho de português também, parei no intereçado e analize, não suportei mais.

      Excluir
    2. E você estudar e praticar mais relações humanas.

      Excluir
    3. Gente, a culpa é de quem? Da pessoa que talvez não teve uma oportunidade adequada de estudar? Do professor que não dar uma aula bem elaborada? pois ganha pouco e acha que o seu salário não paga o seu esforço. Do governo? que só Deus sabe para onde vai o nosso dinheirinho suado. É tanto imposto! Sua? que não perde a oportunidade de criticar e acha isso o maior barato. Vamos amar o próximo. Se não sabe, ensine! Se estar com fome, ajude-a ganhar o seu pão!

      Excluir
    4. O discurso tava até bonitinho mas ai soltou um "Se estar com fome..."
      Perdeu a credibilidade...

      Excluir
  3. Instalei o Protheus, porem nunca acompanahei uma empresa que iniciou o protheus do zero.
    O que configuro primeiro? Quais Modulos???

    ResponderExcluir
  4. Bruno, a sua prioridade seria fazer um curso de português, porque no mundo empresarial ~temos que dominar no mínimo a nossa língua( portugues no caso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criticar é tão fácil. Então, português ou portugues. Esclarece aí!

      Excluir
    2. Critica o outro mas comete erros piores... Aff...
      Ninguém está aqui para corrigir o português de ninguém.

      Estamos falando de uma ferramenta de trabalho, e você ai amigão (perfeito). Vai ler um livro de um livro de português então... O que você esta fazendo aqui neste site?
      Você é muito inteligente e culto para estar aqui!!!

      Mas nos esclareça seu erro também...

      Excluir
  5. 1. Criticar é fácil.
    2. Aceitar a crítica é difícil.
    3. Rebater e rejeitar a crítica é fácil.
    4. Aceitar, analisar e tirar proveito da crítica, isto é sabedoria.

    ResponderExcluir
  6. Excelente postagem! Pois para muitos implantação de ERP parece ser simples mas não é.

    ResponderExcluir
  7. A galera da mais créditos aos erros de português do que no conteúdo da matéria, é fácil pra mim identificar o erro em 'analise' com 'z', porque eu sou analista e diariamente me confronto com a palavra, mais se fosse pra eu escrever aqui o nome de um remédio talvez nao soubesse, já que, nao sou médico. Mas, tenho um português correto..

    ResponderExcluir
  8. Se você tivesse um português correto, teria escrito "mas se fosse", ao invés de "mais se fosse".

    ResponderExcluir
  9. Nada melhor que ler críticas em matérias e noticiários.
    É cada farpa que sai..

    ResponderExcluir

Caso você comente como anônimo (o que não seria o ideal), favor deixar seu nome e e-mail.

Abraço,

Murilo.